Nos dias 9 e 10 de setembro, teve lugar em Budapeste, Hungria, o segundo encontro do projeto ImpactED: Gamified Social Entrepreneurship Educational Approach, uma iniciativa Erasmus+ focada em desenvolver métodos inovadores de ensino do empreendedorismo social através da gamificação. Este projeto reúne cinco organizações europeias: SEAL e ISMA (Letónia), SEA (Geórgia), TIA (Hungria) e Conexão Jovem (Portugal).
O encontro teve como principal objetivo avaliar o progresso do WP-2: Compreendendo a Gamificação no Ensino do Empreendedorismo Social. Foram apresentados os resultados das investigações realizadas até ao momento, que destacam como a gamificação pode melhorar o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e interativo. A equipa discutiu o que ainda é necessário fazer para completar esta fase e garantir que o uso de técnicas de jogo seja eficaz na formação de jovens empreendedores sociais.
Além disso, foi introduzido o WP-3: Porque precisamos de um jogo?, onde traçámos uma linha temporal para as atividades relacionadas com o desenvolvimento de um jogo educativo. Este jogo será uma peça central do projeto, e a sua criação envolve definir métodos e estruturas pedagógicas que apoiem a aprendizagem do empreendedorismo social de forma inovadora. Durante a reunião, foram planeados eventos de teste, tanto a nível nacional como internacional, para garantir que o jogo e outros materiais sejam experimentados e ajustados antes do lançamento final.
A reunião terminou com um resumo das tarefas para os próximos meses, com um foco especial nas atividades a desenvolver para os WP-2 e WP-3. O consórcio saiu do encontro com a convicção de que o ImpactED está a seguir o caminho certo para atingir os seus objetivos, criando uma abordagem educativa que fará a diferença na capacitação dos jovens para o empreendedorismo social.
Agora deixamos-te com algumas fotografias que mostram tudo o que fizemos nesta segunda reunião: