Conexão Jovem

FAQ

Os Youth Exchanges eTrainning Courses são gratuitos e sempre vão ser. O único dinheiro que poderás ter de depender é o dinheiro das viagens (bilhetes de avião e autocarros/comboios que tenhas de apanhar para chegar ao/saír do aeroporto), mas até esse dinheiro te será reembolsado no final do projeto. Assim, num Youth Exchange ou Trainning Course só terás de pagar qualquer coisa extra-projeto como, por exemplo, soveniers. 

Irás ser integrado na equipa portuguesa. O número de elementos da equipa varia de projeto para projeto, mas geralmente comporta 5 elementos, sendo que um deles será alguém com mais experiência, que será o vosso Team Leader. Todos os países que integrarem o projeto, terão também a sua equipa nacional.

Os participantes são selecionados segundo os seguintes critérios:
Oportunidade: será dada prioridade aos participantes que são entendidos como terem menos oportunidades, sejam elas oportunidades de cariz económico, social, geográfico, académico ou outras.
Motivação: a motivação que demonstras para participar no projeto, demonstrando o quando ele te impactaria a ti e o que farias, pós projeto, para partilhar o que aprendeste com a tua comunidade.
Perfil: ter um perfil Erasmus + é saber estar num ambiente intercultural, ter espírito independente e aventureiro, mas acima de tudo ser responsável e assumir a responsabilidade de representar o país no estrangeiro. É também teres a preocupação de disseminar os resultados do projeto na comunidade onde te inseres, de forma a contribuir para uma Europa unida pelos valores que a representam.

No final do projeto recebes o teu Youthpass. O Youthpass é muito mais do que um documento que podes usar para justificar as tuas faltas ou colocar no teu CV. O Youthpass é uma ferramenta para documentar e reconhecer os resultados de aprendizagem do trabalho com jovens e atividades de solidariedade. Está disponível para projetos financiados pelos programas Erasmus +: Juventude em Ação e Corpo Europeu de Solidariedade. Faz parte da estratégia da Comissão Europeia promover o reconhecimento da aprendizagem não formal, colocando a política em prática e a prática na política. Tem u grande valor pessoal e de carreira.

Serás tu juntamente com a tua equipa a tratar da organização da viagem, existindo aqui um grande papel da Team Leader em orientar-vos em todo o processo de seleção e compra de voos, bem como de outros transportes necessários, seguro de viagem, etc. A par do Team Leader, existirá sempre o acompanhamento da nossa organização, que está responsável pela equipa portuguesa durante o tempo do projeto.

A candidatura é individual para cada projeto, pelo que deves seguir o link: conexojovem.pt/youth-opportunities

A duração do projeto varia de projeto para projeto, mas geralmente situa-se entre 8 e 12 dias, excluindo travel days.

A nossa organização estará a acompanhar a equipa portuguesa durante todo o projeto. A par da nossa organização, a organização que vos receberá no país de destino também estará sempre disposta a acompanhar-vos e a ajudar-vos em tudo o que seja necessário.