“Apenas uma semana conseguiu se tornar numa das experiências mais incríveis da minha vida. No Training Course em Dilijan tivemos a oportunidade de apreciar toda a beleza do Cáucaso. Toda a experiência intercultural partilhada, desde os convívios e as formações até às refeições típicas, foram uma mais valia para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Experiências de Erasmus+ são sempre um enorme Mind Opening, mas vivenciar costumes de um país tão distante, com uma cultura tão vasta, faz-nos ver o mundo com outros olhos.
Durante o projeto tivemos diversas atividades que nos proporcionaram vários momentos de aprendizagem e diversão:
No primeiro dia começamos com algumas atividades para conhecermos todos melhor e durante a tarde fomos conhecer a Vila de Dilijan realizando um peddy paper. À noite realizamos a noite cultural dos países participantes, com a exceção da equipa residente, a Arméria. Muita comida, muita bebida, mas a cima de tudo muita alegria.
No segundo dia os participantes, em grupos, discutiram quais eram as suas expectativas em relação ao projeto e quais poderiam ser os seus medos. Com a utilização de alguns jogos e posteriormente uma lição mais formal, aprendemos o que é o “PIN model” e a sua importância – Posição, Interesse e Necessidades. Para terminar, realizamos a saborosa noite cultural da Armênia e aprendemos mais sobre a sua cultura e culinária.
O terceiro dia foi um dia para conhecer um pouco mais os cantos escondidos de Dilijan. Fomos ver a beleza do mosteiro de Haghartsin e fizemos um trilho até a uma cascata local.
O tópico principal para o quarto dia foi: audição ativa. Tentamos imaginar coisas diferentes, por exemplo, uma cadeira, um carro e um vaso e discutimos com o resto do grupo como essas coisas pareciam nas nossas cabeças e ouvimos várias descrições diferentes.
Em seguida, aprendemos estratégias de gestão de conflitos, e começamos uma atividade em que fomos divididos em três grupos, de modo a preparamos cenários com funções e soluções exatas. Depois apresentamos o resultado final ao resto do grupo que deu alguns feedbacks e insights sobre cada apresentação.
O dia 5 foi produtivo, embora o frio tenha roubado um pouco das nossas energias. Para iniciar o dia, participamos numa atividade em pequenos grupos. Cada grupo recebeu frases agressivas em que o objetivo era reescrevê-las e torná-las em declarações mais positivas e construtivas. Em seguida, colocamos as novas frases em ação durante pequenas peças de teatro. No geral, melhoramos as nossas habilidades de comunicação e desenvolvemos formas mais eficazes de nos expressar.
Ainda durante a manhã aprendemos como o cérebro funciona, a sua estrutura e componentes, como o tronco cerebral, sistema límbico e o neocórtex. Discutimos os processos pelos quais cada parte do cérebro é responsável e como isso afeta as reações ao stress.
Após o almoço, foi-nos feita uma introdução ao modelo GROW, que posteriormente utilizamos numa atividade em dupla. Usamos um conjunto de perguntas para simular uma breve sessão de coaching e após uma breve reflexão, passamos por uma apresentação sobre como definir metas SMART.
É de referir que no final de cada sessão fazíamos sempre uma reflexão daquilo que retiramos do dia e daquilo que gostaríamos que fosse diferente.
Encerramos o dia com um delicioso jantar num restaurante local. Ficamos maravilhados com o som da música armênia, tocada no instrumento tradicional chamado Duduk.
No sexto e último dia de formação abordamos algumas questões valiosas que nos deveremos colocar em situações de conflito. Aprendemos também como é ser coach: o que fazer, onde ir e como funciona.
Durante a tarde algumas pessoas decidiram ir ver o lago Parz e sua natureza circundante. Esta viagem terminou com uma visita a uma fazenda.
Logo após o jantar fomos para a festa de despedida realizada no Centro de Cooperação Juvenil da ONG Dilijan – ONG YCCD.
Conversamos muito, algumas pessoas dançaram e cantaram e certamente todos se divertiram juntos.
Pela primeira vez vi com os meus olhos, presencialmente, o cair da neve, tivemos formações que nos ensinaram imenso sobre coaching e relações interpessoais. Fora das atividades tivemos diversas oportunidades para partilhar conhecimento e experiências… Tudo isto levou-nos a uma semana incrível da qual certamente nunca me irei esquecer. “