No início de março, jovens de Portugal, França, Roménia, Lituânia, Grécia e Hungria tiveram a oportunidade de participar na primeira mobilidade mista do projeto #TheYouthCreativeAcademy, subordinada ao tema “Empreendedorismo nas indústrias criativas”, em Braga, Portugal .
Durante a componente virtual da mobilidade, os participantes mapearam as melhores práticas e debateram os desafios e oportunidades para os empreendedores culturais nas suas próprias comunidades.
Na primeira parte da mobilidade em Braga, os participantes potenciaram a sua criatividade através dos métodos do CreativityMeter, explorando várias formas de expressar as suas ideias e sentimentos. Assim, por meio de histórias, desenhos e ritmo e música, eles não apenas se conectaram, mas também se tornaram mais conscientes de sua própria identidade cultural e da maneira como podem criar um diálogo intercultural significativo, além de ampliar sua perspectiva sobre o que é o empreendedorismo cultural e, em equipes, também refletiram e propuseram o desenho dos badges online dessas competências.
Na segunda parte da semana, os jovens trabalharam suas ideias de negócio, utilizando a metodologia Design Thinking. As equipas interculturais criaram algumas soluções criativas para atender às necessidades de suas comunidades:
✱ Um aplicativo voltado para jovens na Hungria, que oferece suporte on-line (suporte e orientação 24 horas por dia, 7 dias por semana) e off-line (oportunidades culturais para se entender e se conectar uns com os outros) ajuda a combater o aumento da depressão e da solidão entre os jovens durante as pandemias;
✱ Uma série de oficinas projetadas para alunos da 5ª à 6ª série criarem empatia com colegas com deficiência física, usando arte e simulação como ferramentas, a fim de aumentar a inclusão;
✱ Um programa de voluntariado para envolver jovens no trabalho com idosos em áreas rurais de Portugal e Roménia, através de atividades de comunicação e artísticas, de forma a dar-lhes um sentimento de pertença e combater a solidão e o isolamento;
✱ Grupos desportivos para jovens na Lituânia para ajudá-los a lidar com a depressão por meio de exercícios, fazendo parte de uma equipe e criando conexões significativas.
O grupo agradeceu receber como palestrantes convidados:
✱ Joana Miranda, Coordenadora Executiva da Braga Media Arts. Os participantes conheceram o trabalho da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 Braga’27.
✱ Human Power Hub Braga, onde se realizaram as nossas atividades. Os jovens obtiveram ótimas percepções sobre o que significa empreendedorismo social.