De 14 a 21 de junho, teve lugar em Tallinn, na Estónia, o Youth Exchange: Street Culture for Education and Inclusion. A Conexão Jovem enviou 5 participantes para uma semana de aprendizagem intercultural.
O programa teve como objetivo explorar o conceito de inclusão social e fornecer uma perspetiva europeia sobre a abordagem dos desafios enfrentados pelos jovens socialmente excluídos. Foram organizadas várias atividades para mergulhar no mundo da cultura de rua e no seu potencial como ferramenta para promover a inclusão.
Durante esta experiência os participantes aprenderam sobre a história, as técnicas e o impacto social destas formas de arte, reconhecendo o seu potencial para capacitar as comunidades marginalizadas e proporcionar uma plataforma de auto-expressão.
Além disso, os participantes envolveram-se em jogos de rua, descobrindo como as actividades interativas em espaços públicos podem aproximar as pessoas e criar um sentimento de pertença. Tiveram também a oportunidade de aprender e apresentar técnicas de dança de rua e de DJ, experimentando o poder do movimento e da música como veículos de auto-confiança e de intercâmbio cultural.
Pedimos a um dos participantes, o Gonçalo Reis, que nos falasse um pouco da sua experiência, neste que foi o seu primeiro Youth Exchange:
“Esta foi a minha primeira aventura num programa de Erasmus + e tenho a dizer que foi uma experiência muito enriquecedora, cheia de novas amizades e repleta de bons momentos.
Desde o envolvimento e o empenho de todos em cada atividade proposta, até aos momentos de lazer, sinto que cresci enquanto ser humano, o que me leva a atender, ainda mais, para as questões relacionadas com a arte urbana e as inúmeras formas de expressar os sentimentos e as emoções sob a forma artística.
Inicialmente estamos com receio de não nos integrarmos no grupo, ou porque viajamos sozinhos, ou porque somos mais reservados, mas estes projetos são inclusivos, dinâmicos e fazem-nos sentir pessoas mais atentas às pequenas coisas da vida.
Tallinn foi uma cidade que me surpreendeu pela positiva. Parti nesta aventura sem expectativas e com pouca pesquisa, mas perceber a realidade desta capital (que não conhece a escuridão da noite em alguns dias do ano) e a proximidade ao Mar Báltico fizeram-me apaixonar facilmente.
O projeto correu na plenitude e estarei atento aos próximos que se realizarão.”
Ficaste convencido com o fantástico depoimento do Gonçalo? Vê as fotos abaixo que foram tiradas durante este projeto! Estás pronto/a experimentar e vivenciar um projeto internacional? Dá uma olhadela no separador Oportunidades de Intercâmbio e junta-te a nós! 😉