Municípios, organizações comunitárias locais, bem como empreendimentos sociais estão unidos por um objetivo a longo prazo – melhorar a qualidade de vida e a satisfação dos residentes e criar novas oportunidades em vários campos de atividade. Portanto, é importante estar aberto à cooperação e trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum. A falta de cooperação com organizações não governamentais e empresas sociais inclui dificuldades na resolução de questões sociais existentes. É especialmente difícil atingir o público-alvo que melhor pode explicar as dificuldades existentes e oferecer as formas mais eficazes de resolvê-las.
A fim de estudar os desafios, necessidades e oportunidades para construir uma cooperação bem-sucedida entre municípios e organizações comunitárias, organizações juvenis e empresas sociais, foram selecionados cinco municípios-piloto de diferentes países europeus. Os parceiros do projeto cooperam com o condado de Talsi na Letónia, a organização sueca SE-FORUM com a região de Dalarna, a organização juvenil portuguesa CXJV Conexão Jovem Associação coopera com o município de Braga, o centro cipriota de educação e pesquisa Synthesis testará a abordagem do projeto no município de Aglandia, enquanto os parceiros lituanos Geri Norai escolheram o município do distrito de Trakai.
Durante esta pesquisa foi criado:
✱ Base de dados com organizações ativas em cinco municípios de países europeus,
✱ Revisão “Quais são as necessidades e desafios para construir uma cooperação bem-sucedida entre municípios e organizações comunitárias?”
✱ Exemplos bem-sucedidos de cooperação,
✱ Conclusões sobre o processo de mapeamento.
A base de dados, que reúne organizações de base comunitária e empresas sociais de vários perfis em cinco municípios europeus, oferece a oportunidade de conhecer as organizações activas e criar cooperações e iniciativas conjuntas não só para os municípios onde operam, mas também para organizações internacionais entre si.
Clica no seguinte link para ver as bases de dados de cada país:
Esta revisão examina as necessidades e os desafios de construir parcerias entre governos locais e organizações comunitárias que trabalham ou visam melhorar a vida dos jovens.
Embora os países representem diferentes regiões, culturas, origens e regulamentações, os principais problemas identificados são bastante semelhantes. Necessidades e desafios foram identificados por meio de comunicação individual com ambas as partes, realização de pesquisas e entrevistas com representantes de organizações locais e servidores municipais, bem como durante eventos locais.
Revê agora aquela que foi a nossa análise do principal problema identificado de que a cooperação entre municípios e organizações comunitárias não é eficaz segundo quatro razões principais:
Foram recolhidos exemplos de boas práticas de cooperação bem-sucedida em cinco municípios-piloto:
O processo de mapeamento de necessidades e análise de informações é uma base importante para as atividades futuras da organização. Ele fornece dados e informações para criar ações significativas que atendam às necessidades das partes interessadas. A revisão das necessidades analisa os modelos de cooperação existentes, aponta lacunas na cooperação e identifica desafios. A visão geral em diferentes países parceiros mostra a diversidade de modelos de cooperação e diferentes abordagens que permitem que os parceiros aprendam uns com os outros.
Os desafios e necessidades de uma cooperação bem-sucedida entre municípios e organizações comunitárias foram estudados no âmbito do projeto LOCAL-YMPACT. O objetivo do projeto LOCAL-Y-MPACT é fortalecer a cooperação entre organizações juvenis de base comunitária, empresas sociais e governos locais, bem como desenvolver o empreendedorismo social como uma ferramenta eficaz para reduzir a desigualdade econômica, promover a inclusão e integração social para a construção de uma sociedade sustentável e promover a participação ativa da sociedade civil.